quarta-feira, maio 20

SOJA


Hoje matei um tempinho (uma hora!!) de espera numa instituição publica com um panfleto de uma superfície comercial que se dedicava inteiramente a Produtos Dietéticos. Ora bem, vamos lá ver então o que é que se vende aqui, pensei eu. Nesta altura do ano em matéria de produtos dietéticos deve-se vender tudo, mas tudo mesmo, tamanha é a vontade do pessoal perder 5 ou 10 Kg em pouco mais de 1 mês … não importa nada que esses 5 ou 10 kg a mais sejam o proveitoso resultado de compulsivas vontades de abafar tudo o que aparece à frente. Bom mas adiante.


Reteve-me a atenção a SOJA, esse grande mito… ou não!?


Temos então:
- Bolachas de SOJA
- Biscoitos de SOJA
- Leite de SOJA
- Sumo de SOJA
- Concentrado de SOJA
- Iogurte de SOJA
- Bebida dietética de SOJA
- Sobremesa natural de SOJA
- Barras bio SOJA
- Hamburguer de SOJA
- Pão de SOJA
- Suplemento alimentar de SOJA
- Batidos de SOJA
- Salsichas de SOJA
- Bifes de SOJA
- Gelado de SOJA
- Waffers De SOJA
- Chocolate de SOJA
- Gomas de SOJA
- Tostas de SOJA
- Sabonete de SOJA
- Creme de SOJA

E com tudo isto, com este infinito rol de coisas produzidas com SOJA penso, então mas agora é tudo SOJA, tudo é da SOJA. O que raio é afinal a SOJA??
Fui averiguar … já sabia que SOJA era um grão e tal família das leguminosas, ok pouco mais sabia, mas impunha-se!


“O
óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial na preparação de alimentos. Também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel

Eh lá a SOJA dá para tudo, come-se, bebe-se, pinta-se a casa, embeleza (quando possível) a vidinha de quem usa, assim como quem não quer a coisa ainda é veiculo de dissolução, dá para lavar a sujidade e ainda caso o motor do bólide deixe ainda é alimento para o mesmo …


“A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os
aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas”

Como ilustração das capacidades nutritivas da soja, é nos dado a conhecer que é o único alimento proteico fornecido por organizações humanitárias a africanos famélicos. Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte recuperam todo o seu peso em poucas semanas. Esse fenómeno ocorreu em larga escala nas crises humanitárias de
Biafra (Década de 1970), Etiópia (Década de 1980) e Somália (Década de 1990).

Ok, tá tudo muito bem, mas por favor não se ponham a comer SOJA e derivados como se o mundo fosse acabar, é que se a SOJA é o suficiente para recuperar crianças famélicas imaginem lá a coisa em gente que de famélico não tem nada?!?!?
Vá comam SOJA mas com moderação, qualquer coisa se tiverem esganados de fome, olhem lavem a cara ou hidratem o corpo … pode não resolver, mas ajuda!
E já sabem se precisarem de cortar as unhas ou assim contem com a SOJA e se por algum acaso o pneu do carro furar tem sempre a SOJA ...

10 comentários:

Gata2000 disse...

Nunca me tinha passado pela cabecinha ir verificar os grandes feitos da soja, até porque eu não sou muito dada a essas coisas, mas fiquei satisfeita por saber que no fim da crise, se não sobrar mais nada podemos agarrarmo-nos à soja que é suficiente para animar a malta.

PKB no T12 disse...

Vamos produzir um vinho de Soja? eheheh :p)

Cristiana disse...

Gata,
No fim da crise agarrarmo-nos à SOJA é uma visão aflitiva!!

Mas assim como assim a SOJA não me pareceu má pessoa ...

Dediquei-me a ir ver porque não ando assim a comer tudo o que me aparece à frente só porque sim ... há sempre necessidade de verificação!

Cristiana disse...

PKB,
Não iamos inovar, já há vinhaça de SOJA!

Eh pá mas e champagne haverá??

Soja par le biais de la méthode champenoise, Oo la la me semble très bien !

GugaTuga disse...

A mim dá-me vontade de dizer, SOJA que NOJA!

PKB no T12 disse...

Credo... eu pensava que ainda não tinham feito esse sacrilégio ao vinho!!! Para mim, soja, só em molho ou em rebentos =)

Miss G disse...

Aqui há gato: "uma superfície comercial que se dedicava inteiramente a Produtos Dietéticos... Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte recuperam todo o seu peso em poucas semanas."
Afinal a soja é para emagrecer ou para engordar? Eles andam a enganar-nos!

Cristiana disse...

GugaTuga,
Olha a mim também me passou pela cabeça!

Cristiana disse...

PKB,
Pois para ti ... mas olha que para muita gente a SOJA tem poderes ...!

Cristiana disse...

MissG,

Ora ai está um pensamento que se me atravessou e que ninguém reparou!

Suspeito ....