sexta-feira, junho 13

Também eu já me “deitei” a desfiar as supostas melodias infantis, e algumas chamaram-me atenção especialmente a do Atirei o Pau ao Gato!
É esta falta de civismo que se ensina as crianças e depois quanto elas espetam valentes pontapés nos animais os paizinhos ainda se insurgem contra elas e dizem em tom autoritário “isso não se faz! Coitado do bichano!”. Pois mas há 25 minutos atrás estava a levar com a cantilena do atirei o pau ao gato, era o que a criança devia responder…

Atirei o Pau ao gato-to-to,
mas o gato-to-to, não morreu-eu-eu,
Dona Chica-ca-ca, assustou-se-se-se
Com o berro, com o berro, com berro
Que o gato deu, miauuu.
Ao subir a Chaminé-é-é,
veio uma pulga-ga-ga,
morder-me o pé-é-é,
Ou ela chora-ra-ra,
ou ela grita-ta-ta,
ou vai-se embora,
pulga malditaaaaa.

Há uma outra, desta feita, lenga-lenga que de tão macabra que é deixa-me a tentar descobrir a origem da mesma.

Tomba la lão,
Cabeça de cão,
Orelhas de gato,
Não tem coração!

Esta lenga-lenga é cruel, cabeça de cão com orelhas de gato e sem coração, nem consigo imaginar o que seja!

E agora já que estou nesta coisa das lenga-lengas vou partilhar com vocês uma lenga-lenga que nos tempos de instrução primária me atormentou …

Cristiana banana,
Macaca cigana,
Come a banana,
Debaixo da cama!

É muito mazinha sim … e nem vou averiguar muito os sentidos da coisa!!!!!!!!!!!

Sem comentários: