domingo, junho 7

Dia D

E bom não esquecer que se hoje fomos a votos é porque alguma coisa aconteceu ontem, mas o que aconteceu ontem pouca gente se lembrou!

Fez ontem 65 anos que se perderam milhares de vidas americanas, britânicas e canadianas nas praias da Normandia para que se pudesse libertar a França e o resto da Europa do domínio nazi.
Graças a este esforço heróico a democracia voltou a reinar e voltaram a imperar os ideais da criação de uma “Europa”, se não fossem estas perdas a génese do que é a Europa hoje ter-se-ia perdido. Sejamos Eurocêntricos ou Eurocépticos a verdade é que é em grande parte este pequeno grande ponto da história mundial que ditou o que podemos ser hoje.

O Dia D …

Os soldados que lutaram que se perderam nesse fatídico dia da história não tinham nacionalidade, eram ALIADOS, estavam a lutar numa terra distante, por um ideal comum, por um mundo melhor, livre da tirania e do racismo genocida da Alemanha Nazi. Se porventura não tivesse havido este dia na história a civilização ocidental como é como a conhecemos como nos permite exercer, nomeadamente, o nosso direito de escolha de eleição de voto teria colapsado, teria dado lugar a uma ordem totalitária fundada no que de pior se pode esperar da natureza humana.

Por isto tudo a celebração de mais um aniversário deste dia representa muito mais que uma simples eleição de representantes da Europa “unida”, não é que a ideia de Europa se tenha discutido nesta campanha eleitoral, não é que se tenha falado sobre a Europa, mas importa não esquecer que este dia não foi em vão, permitiu que hoje possamos ter uma visão abrangente, global …

Importa não esquecer …
Importa lembrar …
Importa muito saber …




5 comentários:

SPC disse...

Por acaso lembrei-me, estava em Varsóvia!

Diana disse...

O dia sem o qual hoje, simplesmente, não heveria EUROPA.
Viva a Europa! Viva Lisboa, Madrid, Paris, Londres, Haia, Bruxelas, Berlim....e os arredores também!!
Diana

Cristiana disse...

SPC,
Fica provado que tens boa memória!

Cristiana disse...

Diana,
Viva!
Vivamos a Europa!
Viva a Europa viva!
E viva quem nela vive, que vivam todos o melhor possível!

Eduarda disse...

Permitir que se possa ter uma visão global infelizmente é muito diferente de a ter de facto...

pena que não saibam... porque assim nem a podem lembrar quanto mais esquecer...