quinta-feira, outubro 9

Fala-se de...



... para quem leu o expresso sabe do que vou falar, o tema é Machado de Assis e as comemorações sob os cem anos da sua morte ... não vou falar aqui do Génio, nem tão pouco das suas origens e conquistas, quem quiser que se vá informar, mas não posso deixar passar um par de questões


- Há quem opine que Machado de Assis é o maior escritor negro de todos os tempos ... se me disserem Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XIX ai tudo bem é legitimo, agora o maior escritor negro de todos os tempos?? Mas porque? Camões é considerado o maior escritor zarolho de todos os tempos? Teófilo Braga foi o maior escritor a aparecer nas notas de 1.000$00 de todos os tempos?? Bocage foi o escritor mais ordinarão de todos os tempos?? (bom se calhar este até foi) ... não me parece ser condição para um Homem com a sua obra e com os seus propósitos... dá para pensar que o Mário Machado é que tem razão quando diz que os maiores racistas não são aqueles que têm o racismo como ideal.


- Parece que em 2003 a D. Quixote publicou uma edição de bolso do romance «Dom Casmurro» tendo a amabilidade de enviar um exemplar para o então presidente Dr. Pedro Santana Lopes ... o lindo, lindo, lindo foi ter recebido de volta um cartão de agradecimentos da Câmara de Lisboa onde se lia " Exmo. Sr. Machado de Assis, aos cuidados das Publicações Dom Quixote" ... diz que foi gafe da secretária, que ao que parece foi promovida após o incidente ... eu também a promoveria, não são todos que descobrem que Machado de Assis afinal se encontra de boa saúde e a trabalhar na D.Quixote ... até digo mais, promovia a secretária e instaurava um processo de averiguações no Ministério Publico para ajuizar as condições laborais do Senhor..
Como dizia o próprio Machado de Assis "Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir."


2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Pena o génio não se estender aos cuidados com a barba...

Eduarda disse...

ahahahahaha estou a rir desalmadamente!!! mas olha que se pensares que não havia gel na altura!! para fazer aqueles efeitos deve ser uma carga de trabalhos!!