sexta-feira, junho 27

Eu, Cristiana confesso-me …
Adoro gelados!
Mas é que adoro mesmo, mas não adoro qualquer gelado!
Não me enchem os olhos os gelados das vulgares geladarias de “fabrico próprio”, mesmo que tenham um ar apetitoso, a vulgar pergunta, quais são os sabores … Baralha-me!
Chocolate-Baunilha?? Pistacho-Chocolate?? Menta- Chocolate?? Caramelo-Pistacho?? Morango- Nata?? Cone ou copo? Cone simples ou de chocolate? Caramelo por cima?? Raspas de chocolate ou amêndoa!?
Bahhhhhhhhhhh fico de tal forma baralhada que só me dá vontade de responder um PERNA DE PAU faz favor!
Sim, o gelado da minha preferência é o perna de pau, normal, aquela edição mega grande comigo não colou! Tudo old school …
ADORO o PERNA DE PAU, os CORNETOS e o EPÁ… estes são os ADORADOS, os outros também se comem mas não é com AQUELA satisfação de como se não houvesse amanhã nem tão pouco depois de amanhã!
Digamos que estes são OS GELADO, os outros, todos os outros sem excepção são OS OUTROS … Sou uma miúda de gostos simples …


Agora neste universo dos gelados há 2 coisas que nunca percebi!
Porque é que há certas pessoas que insistem em chamar aos gelados “Rája”?
Porque razão há quem chame aos gelados sorvetes!?

A resposta à primeira para mim é simples, Rája é o que se chama ao tipo que é rei lá no sub-continente indiano, portanto é tudo menos para comer, blargh que granda nojo!
A resposta à segunda questão é ainda mais evidente, sorvete é porque se sorve e desculpem lá mas eu tenho as papilas gustativas na boca não me parece que faça sentido andar a comer (sorver) gelados pelo nariz!!!

5 comentários:

Eduarda disse...

Perna de Pau é o meu geladinho de eleição!!! e tem de ser o original (obviamente)

Anónimo disse...

Confesso que:

Comer um gelado, mesmo hoje em dia, é sempre um momento Nostálgico. Recorda-me quando ao fim de semana me juntava aos outros miúdos lá da rua e, qual procissão, rumávamos ao café para comprar o gelado do fim-de-semana (a semanada de 10$ não dava para muito mais) e depois "abancávamos" no jardim a degustar literalmente cada milímetro desse fantástico Perna-de-Pau ... que era um verdadeiro 3 em 1, já que combinava o Epá o Super Maxi e acrescentava aquele morango di-vi-nal.

Confesso que:

Nunca me passou pela cabeça associar o Rajá ao dito Monhé, principalmente porque as papilas estavam sempre de tal forma sublimadas com o "Perninhas", que nem sequer se perdia tempo a pensar no que quer que fosse para não estragar o momento ...

... quanto mais pensar em .... pois ... nessas criaturas.

Confesso que:

Sou tão viciado em Gelados, que me atrevo a defender a convicção que deveria existir uma cerimónia de degustação do Perna-de-Pau, a exemplo do simbolismo que os Japoneses criaram para o chá ...

... nada de tão ritualista ou formal, paramentada a preceito ou "artefactada" a rigor ... Nada Disso !!!

Simplesmente o juntar da "malta", sob um pretexto qualquer, ou nenhum, e rumar procissionalmente ao café do costume, ou a um qualquer, e voltar áquele jardim ou a um qualquer outro ... e degustar os segundos absolutamente únicos que um "Perninhas" proporciona.

Aos ausentes, pode-se sempre enviar um MMS com a panorâmica "sorvedeira".

A mensagem? Simples!

..."Então? Vai um Gelado?"...


Confesso que:

Já manifesto reflexos Pavlovianos ...


M.A.

apleman disse...

Eu gosto do Super Max...

Anónimo disse...

Esclarecimentos:
1-Existiu até à década de 70 uma fábrica de gelados chamada Rajá,que era propriedade dos chocolates Regina e foi vendida à Unilever, daí o nome de Rajá, tal como chamam a um copo de cerveja Imperial, que foi a 1ª fábrica de cervejas de Lisboa.
2-Sorvete é nada mais,nada menos o 1º nome dos Gelados que ainda hoje é utilizado no Brasil.

Até Breve.

Margarida disse...

Deve ser uma "cena" dos 30, porque o meu gelado preferido é também adivinhem: O PERNA-DE-PAU!!!
Vá-se lá saber porquê...