terça-feira, maio 13

Fátima

Isto do (suposto) milagre de Fátima tem que se lhe diga …
Não estou a por em causa a religiosidade de ninguém nem tão pouco a fé, antes pelo contrário, tento dissipar algumas dúvidas que certamente surgem numa análise ligeira do assunto!
E para podermos afastar toda e qualquer dúvida há que questionar …

“Situando …Nossa Senhora de Fátima é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a
Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo

Ter fé é uma coisa diferente de “comprar” tudo aquilo que nos é “vendido” …
“Venderem” às pessoas em geral que Nossa Senhora de Fátima surgiu num raio de luz em pleno ano de 1917 perante 3 crianças, isoladas, analfabetas que do mundo pouco mais conheciam que ovelhas e pastos … acredito que tenham “comprado” …

Que a dita Senhora apareceu deu os recados que tinha a dar e voltou para a sua vidinha deixando ali um sinal divino a ser seguido, acredito que tenham “comprado”…

Que as profecias que deixou tinham a ver com tudo menos com fé e devoção e ninguém questionou … acredito que tenham “comprado”

Acredito que tenham comprado isso e muito mais relativo a este “fenómeno”, mas estes créditos remeto-os para essa altura em concreto e perfeitamente circunscrita no tempo … nada de misturas!!!

Este fenómeno perdurar até aos dias de hoje e transformar aquela localidade (Fátima) numa autêntica industria de vender nossas senhoras para pôr em todo o lado possível imaginário (tudo fabricado na china!) … Bom isso agora já é burrice, desatar a andar caminho de Fátima como se não houvesse amanhã e muito menos depois de amanhã!?!?!? Pergunto! É normal?!?!
Eu sei que as pessoas têm necessidade de se agarrar a qualquer coisa … de acreditar numa entidade superior, numa força, numa energia, em qualquer coisa mas daí até fazerem aquelas romarias para por a moedinha que corresponde à vela a arder?!?!? O que é que isto tem de fé? De genuíno? De alguma coisa para além da moeda a cair???

Ainda lanço uma outra pergunta mais específica:
- Será que esta gente toda que se acotovela e desfaz em suor para acenar o lencinho branco à passagem da Santa, não tinha televisão no ano de 1985??

Se calhar não … pena, perderam uma novela esclarecedora … O Roque Santeiro tinha muito a ensinar nesta matéria … quantos e quantos “Zés das Medalhas” não existem em Fátima?
E afinal de contas o Roque, esse, de santo não tinha nada… Ainda bem! Digo eu claro!

Só mais uma coisinha, e se tudo isto foi tão importante porque razão duas das 3 crianças morreram pouco tempo depois e a que restou esteve enclausurada o resto da sua vida? Não deveria ter tido oportunidade de pregar e passar a palavra? Isto da fé não é uma coisa boa? Não é suposto passar o testemunho de tão ilustre contacto???

Honestamente ultrapassa-me esta questão …
E ainda bem que me ultrapassa, detesto estes fenómenos de encarneiramento geral!


(As minhas sinceras desculpas para as mais sensíveis a estas coisas da fé … não pretendo ofender ninguém, é apenas a minha humilde opinião!)

2 comentários:

Eduarda disse...

Está tão ao teu jeitinho esta tua publicação!!

Cortante
Directa
Insisiva
Engraçada

Roque santeiro...LINDO

Muito Bom mesmo!

Anónimo disse...

Caríssima ...

Toda a gente sabe que só ficámos com a Fátima, porque a Lurdes tinha emigrado para França e o Santiago tinha fugido para a Espanha (por causa da tropa). Ela até nem queria ser estrela de Comício e ícone de oportunistas, afinal já havia dois F's :Futebol e Fado, mas mesmo assim o Sr. Doutor, que quando queria ... Queria! Podia! e Mandava! Mandou a Fátima trepar ás Oliveiras e como lá não havia lâmpadas para apalpar, só azeitonas, tratou de fazer correr o boato que a menina era Milagreira.

Daí a aparecerem uns catraios, fartos de levar porrada em casa e de aturar as lãnzudas lá pela fraga, bem, foi um vê se te havias ... e como naquele tempo, se acreditava que da boca das crianças sai a verdade Divina ... pronto ... á falta de Roque Santeiro, saíram aqueles três (da vida airada) a atirar sentenças em jeito de revelações apocalípticas, quiçá apanhadas em algum qualquer loja de chineses surrupiadas aos bolinhos da sorte.

Em jeito de moral da história, e porque parece mal escrever aqui aquela teoria do SANTUÁRIO que já te contei, passo a ilustrar se tal me é permitido, a imagem, perdão .. a fotografia ... que ilustra o artigo da Caríssima, com a célebre frase:

..."Quando o Sábio aponta para o Céu, os tolos olham para o dedo" ...

Não peço desculpa aos mais sensíveis nestas coisas de fé ... porque Fé e Religião saõ coisas diferentes, a Fé é um estado de procura e iluminação, a Religião, é uma Moda ... e todas as Modas acabam mais cedo ou mais tarde.

Esta então, já parece uma ETAR.

Parabéns pelo Blog! Está definitivamente ... TÚ! ...