terça-feira, maio 20

Dialectos

Diz quem sabe e é entendido dessas coisas, que os Dialectos são provincianismos, linguagem peculiar de determinada região...eu digo mais, digo que são linguagens de relações, de ligações, de familias...e a minha é prodiga nesta coisa dos dialectos (né gé???) ...mas nesta área a minha avó é a rainha da elocução!!


"Oh Maria Eduarda (sim, na familia é assim que sou tratada, uma fineza) os teus filhos são uns guilas" traduz-se em - São uns reguilas


"O médico diz que tenho de ser operada á brilha", onde avó??? parece que é da virilha


"Queres que faça uma espargueta???" Esta não carece de traduçao mas é o rir


"Traz-me chocapitas" Diz que são chocapics


"O Gonçalves hoje não veio?" - Avó o miudo chama-se Gonçalo!!!


E estava aqui uma tarde inteira... um dia inteiro... mas prometo que vou alimentando quando aparecer uma ou outra mais extraordinaria ... sim que ela reinventa-se!



PS: Hoje estou com uma cadência de publicações que não se aguenta...tem dias...e hoje é um desses dias...tenham paciência!



Sem comentários: